SÃO GABRIEL WEATHER

nasceu em São Gabriel

Morre, aos 91 anos, pioneiro de Brasília

O engenheiro civil e pioneiro de Brasília, Valdoir Menezes Ferreira morreu na última quinta-feira (5/11), às 23h, devido a complicações de uma pneumonia, aos 91 anos. Ele estava internado desde 17 de outubro e com dificuldades de engolir. 

O gaúcho chegou na capital federal em 1969 a convite do governador Hélio Prates e participou da construção de Brasília. Ele também foi presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Segundo a filha do engenheiro, Maria Anitta Moraes Ferreira Brandão, 58 anos, o pai estava lúcido. "Durante esta semana ele parecia bem e até conseguimos nos despedir dele. Ele descansou", disse. 

Natural de São Gabriel, Valdoir chegou a Brasília para atuar em órgão que atualmente é a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). No local ele trabalhou na construção do Guará, Sobradinho e de outras regiões administrativas do DF. Como superintendente da Novacap, ele participou da construção da Ponte das Garças. 

Em nota, a companhia lamentou a morte do ex-presidente. "A Novacap lamenta o falecimento do estimado colaborador e pioneiro fundamental na construção de Brasília". O militar também foi presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), uma de suas paixões. "Ele fundou a Sociedade Hípica de Brasília. Sempre foi atleta e adorava atuar no esporte", relembra a filha. Maria Anitta descreve o pai como um típico gaúcho "apaixonado por churrasco e por reunir a família". 

Ele deixa quatro filhos e a deixa esposa Dinorá Moraes Ferreira, 89, a ex-diretora-geral da Imprensa Nacional, com quem era casado há 68 anos. O casal morava na Asa Sul.

A unidade de São Gabriel, com 944 colaboradores entre as plantas que contribuíram decisivamente para os resultados da Margrig Anterior

A unidade de São Gabriel, com 944 colaboradores entre as plantas que contribuíram decisivamente para os resultados da Margrig

Governo recebe lideranças do 'movimento' que reivindica moradias para famílias carentes Próximo

Governo recebe lideranças do 'movimento' que reivindica moradias para famílias carentes

Deixe seu comentário