Câmara de Vereadores
Escola do Legislativo ajusta preparativos para lançamento do Programa Vereador Mirim
Na manhã desta segunda-feira, a Escola do Legislativo reuniu os diretores das escolas que farão parte do Programa Vereador Mirim 2022, para ajustar os preparativos de lançamento, que acontece no dia 12 de agosto, com as eleições nas escolas.
O encontro aconteceu na sede da secretária de educação e foi convocado em parceria do presidente da Câmara de Vereadores, Sildo Cabreira, com o secretário de educação, Edjor Borges. Representou o presidente Sildo no encontro o vice-presidente da casa, Moisés Marques.
Após dois anos sem acontecer, a partir desta edição o programa foi repensado e ampliado. Agora ele conta com uma programação mais extensa, que se prolonga por dois meses e com o advento da Escola do Legislativo, ele passa a fazer parte da sua grade de programação.
Como são quinze vereadores titulares em São Gabriel, são quinze escolas que farão parte do programa e cada uma delas vai eleger um Vereador Mirim. Os alunos que poderão concorrer ao cargo são alunos que estiverem no 5º, 6º ou 7º ano letivo, com idade entre 10 e 12 anos.
Os alunos vivenciarão desde o processo de eleições nas escolas, passando por treinamento específico dentro da Câmara de Vereadores, até reproduzirem todo o rito de uma Sessão Ordinária, com apresentação de projetos e fala na tribuna. A Sessão Especial do Vereador Mirim é o ponto final da programação e será realizada no dia 11 de outubro, no plenário do Legislativo.
Dentre as novidades está a ampliação das proposições que os jovens vereadores poderão apresentar. Agora será aceito que eles apresentem todas as proposições previstas no Regimento Interno da casa, como um Projeto de Lei, por exemplo. Antes era permitido apenas Pedidos de Providências. Caso o projeto esteja de acordo com as normas jurídicas, ele poderá ser acatado por um vereador titular para ser apresentado em plenário e se tornar uma Lei Municipal.
E para que eles estejam preparados para a Sessão Especial, cada escola designará um orientador para dar suporte aos alunos. Vale lembrar que eles conduzirão sozinhos a sessão e todo o processo será transmitido ao vivo pela TV Câmara.
"É um grande desafio que estamos apresentando. O Programa Vereador Mirim sempre foi uma tradição no parlamento gabrielense e funciona como uma forte ferramenta de cidadania. Nós queremos introduzir de uma forma mais ampliada o ensino da Educação Legislativa entre os alunos e dentro das escolas. Com certeza será um aprendizado que eles levarão para toda a vida", argumenta o presidente Sildo.
Para o vereador Moisés, que acompanhou a reunião, a oportunidade será muito construtiva. "Um ponto muito importante do programa é fazer com que os alunos vivenciem na prática as etapas pelas quais passa um vereador. A oportunidade que terão de desenvolver os seus próprios projetos é muito construtiva para o debate democrático dentro do ambiente escolar, além de estimular o espírito de liderança entre os alunos", defendeu o vereador Moisés.
O Programa é estabelecido pela Lei Municipal 2.628/2002, que institui o Dia da Criança no Poder Legislativo, sendo uma forma da homenagem às crianças da nossa cidade.
Confira as escolas que farão parte do programa:
? Escola Estadual Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz
? Escola Nossa Sra. Perpetuo Socorro
? Escola de Ensino Fundamental Mondrian
? Escola Estadual Prof. Sueni Goulart Santos
? Instituto Estadual de Educação Menna Barreto
? EMEF Carlota Vieira da Cunha
? EMEF Ginásio São Gabriel
? EMEF José Ferreira da Fonseca Lima
? EMEF Dr. Pedro Ferraz Neto
? EMEF Marechal Deodoro
? EMEF Professora Maria Carolina Berny de Oliveira
? EMCEF Mascarenhas de Moraes
? EMEF Dom Pedro II
? EMEF Menino Jesus Caic
? EMEF Dr. João Manoel Salvadé
Deixe seu comentário