SÃO GABRIEL WEATHER

Farsul alerta sobre alterações no Cadastro Ambiental Rural

O Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) emitiu comunicado técnico alertando produtores sobre alterações no Cadastro Ambiental Rural. O registro estadual será transferido para a plataforma federal, o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), em operação conduzida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. Os produtores têm até o dia 10 de agosto, às 23h59, para envio de cadastros e retificações no sistema atual. A migração começa a partir do dia 11 de agosto, com retorno esperado para o dia 23 do mesmo mês.

Entre os dias 11 e 23 de agosto, os envios estarão suspensos. Quaisquer documentos que estejam salvos como rascunho, mas não enviados, serão perdidos. A Farsul recomenda que, não ocorrendo o envio até a data limite, os documentos sejam salvos no computador ou celular, para evitar perda das informações.

A partir do dia 23 de agosto, o envio poderá ser realizado através da plataforma do Sicar Federal, com login e senha próprios. Após reabertura do sistema o acesso a arquivos, recibos de inscrição, arquivos ".car", detalhes do imóvel, entre outros, serão feitos exclusivamente por meio da Central do Proprietário/Possuidor do Sicar Federal, com login e senha próprios. Após conclusão da migração, não será mais necessária a sincronização, pois os envios serão feitos diretamente ao banco de dados federal, com geração imediata de recibos.

"O sistema federal está mais avançado e atualizado do que o estadual. Assim, para dar maior agilidade e maior praticidade ao produtor rural, entendeu-se melhor voltar à plataforma da União”, explica Paula Hofmeister, assessora de desenvolvimento sustentável da Farsul.

O acordo firmado entre o governo do Estado e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, definindo a migração, prevê a aceitação inicial do sistema gaúcho, com a possibilidade de adequações posteriores, conforme as particularidades dos biomas do RS.



PRAZO PARA DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO TERMINA NA PRÓXIMA QUARTA. Anterior

PRAZO PARA DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO TERMINA NA PRÓXIMA QUARTA.

Brasil deve ter produção recorde de carne bovina em 2024 Próximo

Brasil deve ter produção recorde de carne bovina em 2024

Deixe seu comentário