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AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: 188 FAMÍLIAS DE SÃO GABRIEL TERÃO QUE ATUALIZAR CADASTRO.


As prefeituras do Rio Grande do Sul deverão completar o cadastro das famílias inscritas para receber o Auxílio Reconstrução com os dados de todos os membros que moram no mesmo domicílio — pai e mãe, avô, avó, todos os filhos, sobrinhos etc. Esta ação é necessária para facilitar o pagamento dos R$ 5,1 mil a quem ainda está com a situação pendente.
Segundo informações da Dataprev, que é quem está fazendo o processamento dos dados mandados pelas prefeituras, o maior problema atualmente é a falta de comprovação do endereço informado e o imenso número de famílias unipessoais, isto é, formada por apenas um membro.
Estão nesta situação, 190.559 famílias; em São Gabriel, 118 estão com o mesmo problemas e já foram notificadas pelo governo federal. A Secretaria de Segurança e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, vai corrigir os dados cadastrais destas famílias. As pessoas deverão procurar a unidade do CRAS mais próxima da sua casa para completar o cadastro.
A partir de hoje, essas famílias poderão ver os motivos pelos quais as solicitações para o Auxílio Reconstrução continuam pendentes. Se um novo requerimento for realizado pela prefeitura, as famílias também poderão consultar essa informação.
A ideia de incluir todos os membros da família no cadastro mandado para o Governo Federal é conseguir atrelar o CPF de alguém da família ao endereço informado. Com vários CPFs na família, será mais fácil encontrar um que coincida com os banco de dados que estão sendo usados pela Dataprev para comprovar o endereço — para isso, estão servindo o próprio cadastro de CPFs da Receita Federal, das empresas de água, luz e telefone, dos programas sociais do Governo, do IPTU.
A lista oficial é formada por 114 milhões de registros de endereços associados a números de CPF. Todos os requerimentos do Auxílio Reconstrução têm pelo menos um endereço associado a algum CPF da família.

FUNCIONALIDADE
Para corrigir o requerimento e enviar para uma nova análise, a prefeitura deverá incluir os membros da família por meio do envio de planilhas, tal como ocorre hoje, ou por meio de uma funcionalidade nova disponível no sistema (www.gov.br/auxilioreconstrucao).
A comprovação do endereço, por sua vez, poderá ser feita por meio da seleção do endereço da família a partir da lista oficial de endereços do Auxílio Reconstrução associada aos CPFs da família.
Este módulo poderá ser acessado por meio da funcionalidade “Revisar cadastro” do sistema do Auxílio Reconstrução.
O novo requerimento será analisado novamente e, caso aprovado, será habilitado para comprovação do cidadão e então enviado para pagamento.

MILHARES DE BENEFICIADOS
Até o momento, 368.454 famílias gaúchas estão aprovadas no Auxílio Reconstrução. Desse total, 351.292 cadastros foram enviados para pagamento na Caixa Econômica Federal. Em São Gabriel, dos cerca de 500 cadastros encaminhados - 118 apresentaram problemas e mais de 200 foram aprovados.
Para terem acesso ao benefício de R$ 5,1 mil, as famílias precisam ser cadastradas pelas prefeituras e, na sequência, confirmar os dados registrados pelos municípios no site oficial do Auxílio Reconstrução. Ao todo, 13.471 famílias ainda não validaram essas informações, impedindo a liberação do valor.
O Auxílio Reconstrução é pago em parcela única para cada família afetada pelo desastre e foi criado para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes, podendo ser usado da maneira que as vítimas acharem melhor.

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