SÃO GABRIEL WEATHER

150 anos

Pioneira da Maçonaria no Estado, Rocha Negra se prepara para seus 150 anos



Estabelecida em um imponente e histórico templo de cor azul, defronte à praça que leva o nome de um de seus obreiros mais ilustres - Fernando Abbott - , em linha reta com a Igreja Matriz, a pioneira das lojas maçônicas do Rio Grande do Sul está se preparando para realizar grandes celebrações oficiais em torno do seu sesquicentenário, a ser comemorado em 29 de junho de 2023. Trata-se da Loja Maçônica Rocha Negra n 1, que ostenta diversos títulos históricos: Fundadora, Centenária, Benemérita, Grande Benemérita, Augusta e Respeitável.
De fato, o legado da instituição é de grande relevância na história da Maçonaria gaúcha e brasileira, e também na história do município de São Gabriel. Pra fazer jus a esta memória histórica, uma programação especial para contar a sua história está sendo preparada, além da Celebração Magna e uma logomarca própria, alusiva aos seus 150 anos.
A missão de ser o Venerável Mestre da Rocha Negra no ano do seu sesquicentenário é do empresário Rony Fábio Marcon. "A Rocha Negra N.º1 além de ser um prédio histórico na cidade de São Gabriel, tem feitos que marcam muitos momentos da Terra dos Marechais e que tiveram fortes reflexos no Rio Grande do Sul e no Brasil. Nós, maçons que integram atualmente o quadro de membros da Loja, temos muito orgulho do passado recheado de grandes marcos de pessoas que tornaram-se memoriosos justamente pelas ações que visaram o desenvolvimento da nossa região e do Brasil. São Gabriel tem um histórico magnífico e a Rocha Negra N.º1 fica muito feliz em contribuir neste cenário" completa Rony.
A atuação da Rocha Negra foi fundamental para que São Gabriel abolisse a prática da escravidão quatro anos antes que ela fosse extinta em todo o território nacional pela Lei Áurea, de 13 de maio de 1888.  O primeiro venerável mestre, médico Jonathas Abbott, um dos fundadores da Santa Casa de Caridade, ao assumir a função, libertou seu escravo Horácio, de 15 anos de idade, e desde então só foram admitidos como membros da loja quem libertasse no mínimo dois de seus escravos. A campanha abolicionista dos maçons prosseguiu até que, na sessão magna de 28 de setembro de 1884, a Rocha Negra anunciou formalmente o fim da escravidão em São Gabriel, com a lavratura de mais de 900 cartas de alforria de uma só vez.
Fundada em 1873, a Loja Maçônica Rocha Negra N.º1 teve em seus membros personalidades ilustres como o Conde de Porto Alegre (Marechal Manoel Marques de Souza), o Barão de Candiota (Francisco Chagas), Jonathas Abbott, e o presidente (governador) do Rio Grande do Sul, Fernando Abbott.   Além desses, também foi membro o herói de guerra, Manuel Deodoro da Fonseca, na época coronel, então comandante do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo de São Gabriel, que em 1889, viria a ser o proclamador e primeiro presidente da República do Brasil. Uma cadeira no templo simboliza o assento permanente de Deodoro entre os obreiros da Loja.


Anterior

Faltam 9 dias para fim do prazo para entregar declaração do IR

Últimos dias para optar pelo parcelamento do IPVA 2023 Próximo

Últimos dias para optar pelo parcelamento do IPVA 2023

Deixe seu comentário