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Situação é igual em outros municípiosEM SÃO GABRIEL, NINGUÉM RECEBEU AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO.

Em redes sociais ou, até mesmo, em rodas de conversas, tem gente afirmando que a Prefeitura não está repassando os recursos do Auxílio Reconstrução para as famílias que foram atingidas pelas cheias.Acreditem. Isso não é uma informação falsa. Os comentários existem e, apesar de infundados, tem gerado mal-estar dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social. Afinal de contas, a responsabilidade do Auxílio Reconstrução é única, e exclusiva, do Governo Federal. Entretanto, sem dinheiro na conta das vítimas, quem leva a culpa são as prefeituras.Em São Gabriel, nenhuma das 430 famílias cadastradas recebeu auxílio federal, apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter afirmado, no lançamento do programa (em 15 de maio), que todas as famílias diretamente afetadas teriam direito.No lançamento, a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal informou que a estimativa era de que o benefício chegue a 240 mil famílias, num investimento de R$ 1,2 bilhão. Na prática, os números são bem diferentes.Secretária de Assistência Social de São Gabriel, Ana Paula Scipione Capiotti explica que essa indefinição é geral. Quem acessa o site oficial do Auxílio Reconstrução (

www.gov.br/auxilioreconstrucao

), se depara com a mensagem: cadastro em análise."Eu faço parte de vários grupos de secretários de Assistência Social dos municípios do Rio Grande do Sul e percebo que o momento que estamos vivendo, com as pessoas não conseguindo retorno, sem saber se os cadastros estão sendo aprovados (ou não), é algo que está acontecendo em todos os municípios", afirma.O Auxílio Reconstrução é uma ajuda do Governo Federal; A Prefeitura participa apenas da primeira etapa, que é de cadastro e envio de dados sobre as localidades assoladas pelas enchentes e sobre as famílias afetadas.Ana Paula disse que as reclamações são diárias, motivadas por mentiras. "Nós recebemos muitos telefonemas de pessoas perguntando porque a Prefeitura não repassa o dinheiro para as pessoas. E, na verdade, isso não acontece. Esse dinheiro não entra nos cofres públicos. Se aprovado o benefício, o dinheiro vai direto para a conta da pessoa".OS NÚMEROS DO GOVERNOO Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que novos pagamentos do Auxílio Reconstrução foram realizados pela Caixa Econômica Federal (CEF) na terça-feira (18/06). O site informou que, desde a criação do auxílio até o momento, o Governo Federal disponibilizou cerca de R$ 854,1 milhões para 167,4 mil famílias, incluindo os pagamentos de terça.Se serve de consolo para quem ainda espera pela aprovação, na nota divulgada pelo Ministério, o Governo Federal afirma que a meta é aprovar cerca de 240 mil famílias e deve concluir isso nas próximas semanas. "É fundamental que as famílias tenham acesso ao dinheiro e comecem a reconstruir a vida o mais rapidamente possível”, disse o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes.PASSO A PASSODepois de acessar site oficial do sistema, o responsável pela família deve clicar o campo “Sou cidadão”. Na sequência, será encaminhado para login no 

Gov.br

 no campo “Portão do cidadão”. Feito isso, três opções surgirão em uma nova tela: CPF não cadastrado pela prefeitura; Aguardando análise; Habilitado – Aguardando confirmação do responsável familiarCPF NÃO CADASTRADOCaso o CPF do responsável apareça como “não cadastrado”, a orientação é procurar a prefeitura da cidade em que reside com os dados do responsável e dos integrantes de sua família.AGUARDANDO ANÁLISENeste caso, os dados já foram recebidos e estão em análise. A orientação é aguardar mais um dia e acessar de novo o sistema. Há atualizações muito frequentes com os dados da prefeitura na plataforma.HABILITADOSe o CPF aparece como habilitado, é hora de confirmar os dados. O responsável deve conferir se todos estão corretos e, caso tudo esteja certinho, ele clica em “Está tudo certo”. Feito isso, deve ler o Termo de Declaração e clicar em “Li e concordo com os termos”. Depois disso, é só aguardar o pagamento pela Caixa Econômica Federal.CORREÇÃOCaso algum dado errado seja identificado, o responsável deve clicar em “As informações não estão certas” e, depois, clicar em “Ciente, cancelar”. O passo seguinte será procurar a prefeitura e informar os dados corretos, com o CPF de cada integrante da família e o endereço de residência. A prefeitura realizará um novo cadastro. Será preciso aguardar até que a nova solicitação seja analisada.


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