SÃO GABRIEL WEATHER

Enchentes no Estado

PROMULGADO DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO RS ATÉ O FINAL DE 2024.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco promulgou, na quarta-feira (27/09), o decreto que reconheceu o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até o final de 2024. A calamidade se dá em razão das enchentes causadas por ciclone extratropical. No total, 107 municípios foram afetados, segundo a Defesa Civil gaúcha.
“A promulgação do projeto de decreto legislativo apresentado pela presidência do Senado Federal, tendo como relator o senador Paulo Paim [PT-RS], é a expressão da preocupação do Congresso Nacional com a situação do Rio Grande do Sul. Manifesto, uma vez mais, nossa solidariedade a todo o povo do Rio Grande do Sul”, disse Pacheco ao informar a promulgação.
O projeto, apresentado por ele, isenta o Estado e as cidades atingidas de restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 2000). A intenção é direcionar mais recursos para os locais afetados, com a concessão de benefícios fiscais e regras orçamentárias mais flexíveis. De acordo com o texto, esses entes federados terão regras fiscais flexibilizadas até 31 de dezembro do ano que vem para ajudar a enfrentar a situação.
Durante a vigência do estado de calamidade, ficam suspensas nas localidades cobertas pelo decreto regras como os limites e as condições para operações de crédito e recebimento de transferências voluntárias; cumprimento da aplicação de recursos vinculados a determinada finalidade, desde que os recursos sejam destinados ao combate à calamidade pública; e deduções para renúncia de receita e geração de despesa, desde que o incentivo, benefício ou aumento da despesa seja destinado ao combate à calamidade pública.
As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos no Vale do Taquari provocaram 50 mortes.


ABERTO EDITAL PARA EMPRESAS PARTICIPAREM DO PROGRAMA “PRIMEIRA OPORTUNIDADE” Anterior

ABERTO EDITAL PARA EMPRESAS PARTICIPAREM DO PROGRAMA “PRIMEIRA OPORTUNIDADE”

ENGENHARIA DO EXÉRCITO REALIZA EXERCÍCIO DE OPERAÇÕES DE PAZ. Próximo

ENGENHARIA DO EXÉRCITO REALIZA EXERCÍCIO DE OPERAÇÕES DE PAZ.

Deixe seu comentário