SÃO GABRIEL WEATHER

PRESIDENTE SANCIONA LEI QUE REGULAMENTA PROFISSÃO DE MUSICOTERAPEUTA.

O presidente assinou a Lei 14.842/24, que estabelece a regulamentação da profissão de musicoterapeuta no Brasil. A medida é um avanço na área da saúde e terapia, ao reconhecer a importância da utilização da música como ferramenta terapêutica em contextos médicos, educacionais e profissionais. A nova legislação torna obrigatório o diploma de graduação ou pós-graduação em musicoterapia para aqueles que desejam exercer a atividade de musicoterapeuta. No entanto, profissionais que comprovarem experiência de pelo menos cinco anos na área antes da entrada em vigor da lei também poderão atuar como musicoterapeutas, mesmo sem possuir o diploma exigido.

VETOS

O Projeto de Lei 6379/19, proposto pela ex-deputada Marília Arraes (PE), foi aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado, dando origem a legislação agora sancionada pelo presidente Lula. No entanto, a lei foi alvo de dois vetos por parte do presidente.

Um dos vetos diz respeito ao artigo que limitava certas atividades exclusivamente aos musicoterapeutas, como avaliações musicoterapêuticas, planejamento de tratamentos e uso de técnicas específicas da área. O petista justificou o veto argumentando que tal previsão seria inadequada e desproporcional, podendo limitar a liberdade de exercício do trabalho.

O outro foi em relação ao item que obrigava os musicoterapeutas a cumprirem os deveres estabelecidos no Código Nacional de Ética, Orientação e Disciplina do Musicoterapeuta. O presidente destacou que essa imposição poderia ameaçar a liberdade de exercício profissional ao submeter os musicoterapeutas a um código de ética editado por uma pessoa jurídica de direito privado.

SÃO GABRIEL

As irmãs Miriã Avila Ribeiro e Ester Avila Ribeiro Nunes, da Dupla Tolerantes, conhecidas pelo trabalho social relacionado a causa animal e seu Projeto Social junto a crianças carentes envolvendo a música, são pioneiras no tratamento Musicoterapico de crianças, adolescentes e adultos na cidade. “A Musicoterapia é a ciência que trata do uso terapêutico da música, dos recursos sonoros com o objetivo de promover a autoestima, reduzir a dor, tratar, reeducar, habilitar, reabilitar, prevenir e recuperar nas diversas patologias dos indivíduos, assim como, auxiliando na comunicação e interação consigo, com os outros e com o mundo”, explica a Musicoterapeuta Miriã.

De acordo com as profissionais, a Musicoterapia é uma profissão da área da saúde, que exige formação superior, “onde se estuda, no mínimo, três eixos básicos: medicina (anatomofisiologia, neurociência e farmacologia); terapia (psicologia da música, neuroplasticidade e psicologia do desenvolvimento humano) e música (teoria musical, efeitos sonoros e instrumentos musicais).

Então, não basta saber música para ser musicoterapeuta. “É preciso ter formação e qualificação profissional para não colocar em risco os pacientes, pois a música acessa o cérebro das pessoas independente da vontade”, avalia a Musicoterapeuta. 



CMPC INICIA DOAÇÃO DE BOLAS DE FUTEBOL A ESCOLAS GAÚCHAS. Anterior

CMPC INICIA DOAÇÃO DE BOLAS DE FUTEBOL A ESCOLAS GAÚCHAS.

COMEÇAM PREPARATIVOS PARA 0 10º TROFÉU DE ATLETISMO ESCOLAR. Próximo

COMEÇAM PREPARATIVOS PARA 0 10º TROFÉU DE ATLETISMO ESCOLAR.

Deixe seu comentário