SÃO GABRIEL WEATHER

SÃO GABRIEL PARTICIPA DO PROGRAM GERAÇÃO CONSCIENTE DO GOVERNO DO ESTADO.

Técnicas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresentaram um balanço do primeiro ano do Programa Geração Consciente: O Cuidado Transforma, nesta semana, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, no início da semana.
Segundo o relatório, em 2022, foram contemplados 21 municípios prioritários para o engajamento na aceleração da resposta à epidemia de HIV. Foram 187 escolas participantes, 788 professores inscritos e 16,8 mil alunos beneficiados.
A médica sanitarista do Hospital Sanatório Partenon, Letícia Ikeda, destacou que "o programa foi um sucesso, atingimos os objetivos do primeiro ano e temos a convicção de que contribuimos para uma transformação positiva na vida destes jovens". Ela também informou que o programa será ampliado este ano, "contemplando mais municípios bem como será qualificado a partir dos aprendizados do primeiro ano".
Lançado em maio, o programa é uma iniciativa da SES em parceria com a Secretaria Estadual de Educação(Seduc), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Programa RS Seguro e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids). O objetivo é promover a saúde integral dos adolescentes por meio de ações que tratam sobre temas de saúde, com vistas à prevenção das ISTs e HIV/AIDS.
Na prática, o Geração Consciente é um jogo educativo entre escolas da rede pública, com estudantes com idade entre 12 a 18 anos, do Rio Grande do Sul que promoveu uma série de atividades com temas transversais à saúde, incluindo violência, trabalhados durante o ano letivo com a comunidade escolar. A proposta é levar informação e educação sobre temáticas como aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência e bullying.
Para o segundo ano, a proposta é a ampliação para mais 20 municípios,totalizando 41. Dos novos, 15 deverão ser considerados relevantes devido aos dados epidemiológicos para HIV, gestação na adolescência e violência entre a população de jovens e adolescentes.
Em 2023, participam do programa 35 escolas públicas oriundas de Alegrete; Alvorada; Bento Gonçalves; Campo Bom; Canoas; Capão da Canoa; Carazinho; Caxias do Sul; Cruz Alta; Esteio; Estrela; Frederico Westphalen; Gravataí; Guaíba; Itaqui; Lagoa Vermelha; Montenegro; Novo Hamburgo; Parobé; Passo Fundo; Pelotas; Porto Alegre; Rio Grande; Santa Cruz; Santa Maria; Santana do Livramento; Santo Ângelo; São Gabriel; São Leopoldo; Sapucaia do Sul; Tapes; Torres; Tramandaí; Uruguaiana e Viamão. A meta é ampliar o público e as atividades.


INSCRIÇÕES NO PROGRAMA PRIMEIRA OPORTUNIDADE ENCERRAM NESTA SEXTA. Anterior

INSCRIÇÕES NO PROGRAMA PRIMEIRA OPORTUNIDADE ENCERRAM NESTA SEXTA.

RENATO DOTTO VOLTA PARA O LEGISLATIVO E PREFEITO ANUNCIA NOVO SECRETÁRIO DE OBRAS. Próximo

RENATO DOTTO VOLTA PARA O LEGISLATIVO E PREFEITO ANUNCIA NOVO SECRETÁRIO DE OBRAS.

Deixe seu comentário