SÃO GABRIEL WEATHER

Ambiente escolar

TRIBUNAL REALIZA JÚRI SIMULADO EM INICIATIVA DE COMBATE AO BULLYING.

Um júri simulado - que avalia as consequências de casos de bulling no espaço escolar - será realizado nesta sexta-feira (01/12), no Tribunal do Júri de São Gabriel, reunindo Juiz, Promotores, advogados e defensor público, além de réu e vítima.
De autoria da Juíza de Direito Paula Oshino Valério, responsável pela Vara da Infância e Juventude, o projeto leva em conta o crescente aumento dos casos de bullying em âmbito escolar, resultando inclusive em homicídios e suicídios; dividido em duas etapas, o projeto tem atividades informativa e prática envolvendo alunos da Escola Presidente Kennedy (na Vila Mariana) e estudantes de graduação em Direito.
A juíza acredita que os alunos possam se tornar agentes de transformação na prevenção e combate ao bullying, como categoria de violência que acontece na escola e fora dela. Ao mesmo tempo, compreender e vivenciar o funcionamento do Tribunal do Júri na prática.
O júri é a conclusão prática da segunda etapa do projeto “Juri Simulado e Bullying nas escolas”, promovido Poder Judiciário, em parceria a Secretaria Municipal de Educação e Urcamp, envolvendo estudantes do 7º ao 9º ano de ensino fundamental.
Na primeira etapa, realizada no dia 16 de novembro, Paula Oshino esteve reunida com os alunos das turmas 70, 80, 90 e 91 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy, tratando sobre o tema através do diálogo com os estudantes. Foi exibido um filme e realizado um encontro prévio de 30 minutos (parte teórica do bullying), seguido de orientação para atuação/cartazes de 30 minutos (parte prática).

ENTENDA
A PRIMEIRA ETAPA TEVE: aulas expositivas dialogadas sobre o tema bullying pela Juíza da Vara da Infância e Juventude e sobre o júri na graduação em Direito.
A SEGUNDA ETAPA TERÁ: simulação de júri a partir do caso retratado no filme “Bullying: provocações sem limites” 2009), drama espanhol dirigido por Josetxo San Mateo, disponível na internet.
Segundo o cronograma do projeto, após a realização do júri, os alunos do ensino fundamental também farão reprodução do júri simulado na escola (com alunos também no papel dos profissionais do Direito) e que o Juíza da Vara da Infância e Juventude esteja presente para discutir sobre o que acharam da atividade realizada e como isso repercutiu na vida escolar.
Já em relação aos alunos da graduação em Direito, ao final da atividade simulada, ainda no salão do júri, poderão ser colhidas suas impressões da atividade e dificuldades vivenciadas, num espaço de reflexão dialogado.


MUNICÍPIO ABRE O ANO LETIVO DE 2024 NO DIA 26 DE FEVEREIRO Anterior

MUNICÍPIO ABRE O ANO LETIVO DE 2024 NO DIA 26 DE FEVEREIRO

Rio Grande do Sul tem 40.569 matrículas garantidas no programa federal Escola em Tempo Integra Próximo

Rio Grande do Sul tem 40.569 matrículas garantidas no programa federal Escola em Tempo Integra

Deixe seu comentário