SÃO GABRIEL WEATHER

Setembro Amarelo: CAPS realiza evento nesta quarta


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza, nesta quarta-feira (25/09), a Blitz do Setembro Amarelo, na Rua General Marques com Maurício Cardoso (na sinaleira), com a distribuição de panfletos e orientações à população. Participarão profissionais e usuários dos serviços do CAPS.
Além do CAPS, profissionais da saúde realizarão rodas de conversas com pacientes em algumas da Unidades Básicas de Saúde.
Saúde mental é quando o indivíduo consegue estar bem consigo mesmo, ainda que diante de adversidades cotidianas, no trabalho. Entretanto, dados do último mapeamento sobre a depressão realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 5,8% da população brasileira sofre da doença, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. Ainda que seja tema de debate no restante do ano, é no Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que as reflexões sobre saúde mental se intensificam, incluindo o papel dos profissionais da área da saúde sobre o assunto.
Segundo a docente da área da Saúde do Senac Santana do Livramento, enfermeira Aurélia Machado Ribas, cabe ao profissional se basear nos três pilares da saúde mental: prevenção, percepção e tratamento. "Qualquer profissional da área da saúde que perceber alterações de humor, mudanças comportamentais, problemas físicos ou discurso de desesperança pode intervir realizando primeiramente um vínculo com o paciente para poder ter acesso ao que realmente está acontecendo no íntimo desta pessoa", comenta.
Para a enfermeira, a importância dessa atenção está no conhecimento das práticas terapêuticas. "Hoje temos muitos recursos, terapias, terapias alternativas, terapia medicamentosa etc. O importante é o indivíduo buscar auxílio e evitar, por exemplo, o de suicídio", destaca.
A especialista ainda dá dicas para esses profissionais promoverem uma boa saúde mental dos pacientes: "Estabelecer o vínculo, promover o incentivo para uma rotina de prática de atividades físicas, alimentação saudável e cultivar relações saudáveis tanto pessoais quanto no trabalho", indica. Além disso, Ribas ressalta a importância do atendimento humanizado, quando o paciente sente o olhar diferenciado do profissional, sendo mais fácil buscar direcionamento para um tratamento correto, prevenindo danos futuros.


Santa Casa recebe doação de insumos farmacêuticos do Governo Federal Anterior

Santa Casa recebe doação de insumos farmacêuticos do Governo Federal

Sete em cada 10 municípios têm risco alto ou muito alto para pólio Próximo

Sete em cada 10 municípios têm risco alto ou muito alto para pólio

Deixe seu comentário