SÃO GABRIEL WEATHER

CIDADE PERDE, EM UM SÓ DIA, RUDINEI DE OLIVEIRA E ARTHUR CALDAS.

O mês de agosto, conhecido na história política brasileira como um mês nebuloso e turbulento, escolheu o dia 20 para levar duas personalidades fundamentais da história política recente de São Gabriel.  Duas figuras da política que nem sempre estiveram no mesmo lado, mas ambos foram conhecidos por sua vasta cultura, fino trato e capacidade de diálogo. Em um só dia, faleceram o ex-secretário da Saúde Arthur Caldas e o ex-secretário da Fazenda José Rudinei de Oliveira.

Arthur Caldas: saúde humanitária e dedicação às pessoas

Arthur Francisco de Souza Caldas, faleceu neste dia 20 de agosto, aos 89 anos.  Nascido em São Gabriel no dia 12 de janeiro de 1935, cirurgião dentista e ativista político, figura proeminente do Partido Libertador e de seus sucessores históricos – Aliança Renovadora Nacional, Partido Democrático Social, Partido Progressista Renovador, Partido Progressista Brasileiro, e atualmente, Partido Progressista.  Teve um casamento de 51 anos com Margot Câmara Caldas, falecida em 2015, com quem teve os filhos Ben-Hur, pai de Érica Caldas, e Adriana Caldas, mãe do jornalista Leonardo Caldas.

Foi candidato a vice-prefeito na eleição de 1968, na chapa de Milton Teixeira, no tempo da “sub-legenda”, quando um partido podia lançar mais de uma chapa para a prefeitura. A sua chapa ajudou a garantir votos para a eleição de Alfredo Bento Pereira Filho, também da ARENA, superando o adversário Ramiro Meneghello.

Com uma vida pública destacada pelo propósito de servir à comunidade, foi secretário municipal da Saúde e também professor e diretor da Escola Estadual XV de Novembro, e também Venerável Mestre da Loja Maçônica Rocha Negra n.º 1. Por cerca de vinte anos, teve consultório odontológico em Florianópolis, onde residiu.

À frente da Secretaria da Saúde, num período onde ainda não havia sido criado o SUS, perseguiu com pertinácia a melhoria do atendimento clínico e também implantou postos de saúde no interior.

Na política, era considerado um conciliador habilidoso, famoso por seu talento agregador e capacidade de diálogo com todos os espectros políticos, conhecido também por sua vasta cultura, fidalguia e erudição.

RUDINE, O PIONEIRO DO ENSINO SUPERIOR

No mesmo dia, São Gabriel registrou a perda do músico e economista José Rudinei de Oliveira, Mestre em Engenharia da Produção pela UFSM e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc, é uma das figuras responsáveis pela expansão do ensino superior no Centro-Oeste gaúcho.

Na vida acadêmica, foi uma das figuras de proa do processo de integração da Fundação Educacional São Gabriel (FESG), mantenedora das Faculdades Integradas de São Gabriel (FISG), com a Fundação Àtila Taborda, de Bagé, o que possibilitou o surgimento da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em 1985.  Como diretor e, mais tarde, pró-reitor da instituição, expandiu sua rede de ensino que chegou a ter três campi na cidade, até sua crise nos anos 2000.

Exerceu cargos públicos nas três gestões do ex-prefeito Baltazar Balbo Teixeira, sendo Assessor (Secretário) de Planejamento na primeira e segunda gestão (1982 a 1984 - 1992 a 1996) e secretário municipal da Fazenda na terceira gestão (2005 a 2008).

Foi também um empreendedor do jornalismo, tendo sido por muitos anos proprietário do jornal Folha da Cidade, que mais tarde foi também chamado Folha da Fronteira, após a integração com a Rede Fronteira de Comunicação, também proprietária da Rádio Marajá, de Rosário do Sul.

Descrito pelos amigos como um homem gentil, educado e culto, nos últimos anos havia deixado a vida pública, externando suas opiniões eventualmente pelas redes sociais.



Gratuidade e taxas mais justas são diferenciais da Conta PJ da Sicredi  Essência Anterior

Gratuidade e taxas mais justas são diferenciais da Conta PJ da Sicredi Essência

DIÁLOGO E ESTRUTURAS PARA O INTERIOR: PRESIDENTE DA OAB PERCORRE 1.700 KM PASSANDO POR SETE SUBSEÇÕES. Próximo

DIÁLOGO E ESTRUTURAS PARA O INTERIOR: PRESIDENTE DA OAB PERCORRE 1.700 KM PASSANDO POR SETE SUBSEÇÕES.

Deixe seu comentário