SÃO GABRIEL WEATHER

DIÁLOGO E ESTRUTURAS PARA O INTERIOR: PRESIDENTE DA OAB PERCORRE 1.700 KM PASSANDO POR SETE SUBSEÇÕES.

Desde o início da atual gestão, a Ordem gaúcha se mantém próxima da advocacia do interior, visando compreender os problemas locais e encaminhar as soluções mais adequadas de forma célere e efetiva. Nesse sentido, o presidente da instituição, Leonardo Lamachia, cumpriu uma agenda de viagens na última semana, quando esteve em sete cidades de quarta-feira (7) a sábado (10), percorrendo mais de 1.700 quilômetros.

“Nós estamos cruzando o Rio Grande e assim continuaremos até o fim da nossa gestão. Faço questão de ir ao interior do Estado para dizer que a advocacia tem que ser respeitada, para dizer que nós somos indispensáveis, sim, à administração da Justiça, e isso não é só um dispositivo que está escrito na Constituição, isso tem que ser adotado na prática. Tenham certeza de que a nossa parte nós estamos fazendo. Vivemos um momento difícil, sim, mas nos mantemos fortes e unidos como nunca”, acentuou Lamachia.

O Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas (PODE) segue cumprindo os seus objetivos pelas subseções do Estado: modernização, melhoria e ampliação dos espaços da advocacia. As subseções de Itaqui e Uruguaiana já contam com os espaços reformados de suas sedes. Lamachia esteve presente nos eventos de reinauguração ocorridos na quinta-feira (8).

Na ocasião, o dirigente da OAB/RS falou sobre os avanços obtidos por meio do PODE, bem como a importância de a advocacia usufruir em suas subseções de boas estruturas de trabalho. “O Programa que lançamos complementa o bem-sucedido projeto Nenhuma Subseção Sem Sede, iniciado em 2007 por Claudio Lamachia. Nosso objetivo permanente é realizar a melhoria e a manutenção das estruturas. Investimos e transformamos o Rio Grande em um canteiro de obras – são quase 100 intervenções no Estado, entre reformas de sede, novas construções, reformas de salas e automatizações”, disse.

De acordo com o presidente da subseção de Uruguaiana, Luciano Brites, “a reinauguração do prédio sede da OAB Uruguaiana, totalmente revitalizado e modernizado, dignifica a advocacia e mostra a força institucional da nossa OAB. Méritos da atual gestão que trabalha com ações voltadas às subseções com vários programas estruturantes.”

A presidente da subseção de Itaqui, Patrícia Degrazia, salientou que a nova estrutura é resultado do trabalho que vem sendo realizado, “desempenhado para além da missão institucional da esfera da advocacia, mas para toda a sociedade gaúcha, principalmente nos momentos de crise que temos vivenciado.”

Em Canguçu, a sala da OAB no Fórum da cidade foi ampliada com móveis novos e espaços de trabalho para a advocacia. “Uma nova sala, mais ampla, mais moderna, com boas instalações para receber todos os advogados e as advogadas, sobretudo de fora da comarca, que visitam e trabalham em Canguçu. É mais uma prova de valorização da advocacia do interior”, pontuou o presidente da subseção de Canguçu, Alex Silva.

As reuniões abertas com as subseções são parte do processo de interiorização da OAB gaúcha, pois a instituição entende que somente ouvindo a advocacia é possível elaborar ações que impactarão o cotidiano profissional de forma efetiva. Lamachia conduziu reuniões nas subseções de Ijuí, São Borja e Itaqui, nos dias 7 e 8 de agosto.  No período, foram apresentados os pleitos das subseções, em sua maioria, relativos a necessidades de melhorias na prestação jurisdicional das comarcas.

“Um dos principais objetivos das viagens ao interior do Estado é ouvir os colegas, e, por meio das reuniões abertas, conseguimos compreender de forma mais efetiva as demandas de cada subseção. São 140 mil advogados no Estado, e cada lugar apresenta realidades muito distintas. Quando a gente batalha para ter um juiz, para elevar a entrância e para criar uma vara, são lutas institucionais importantes que vão impactar na nossa vida e no nosso exercício profissional. Essas lutas partem das demandas trazidas pelas subseções. Por isso a importância das reuniões abertas”, explicou o presidente da OAB/RS.

MEDALHA LEONARDO MACEDÔNIA

Como parte das agendas nas subseções de São Borja (8) e São Gabriel (9), Lamachia realizou a entrega da Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes de ambas as subseções. A distinção foi criada pela OAB do Rio Grande do Sul em 2008, na gestão de Claudio Lamachia, para valorizar o trabalho e homenagear os ex-presidentes de subseções pelos relevantes serviços prestados à advocacia. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da entidade. Em São Borja, o ex-presidente homenageado foi o advogado Moyses Lopes. Já em São Gabriel, Miguel Neme Kodayssi recebeu a Medalha.

O roteiro de viagens foi finalizado em Pelotas, onde o presidente da OAB/RS participou do Encontro da Jovem Advocacia na sexta-feira (9). O evento reuniu centenas de advogados e advogadas no auditório da subseção e promoveu palestras voltadas ao aperfeiçoamento de carreira, abordando temas como inteligência artificial, publicidade na advocacia e gestão. No sábado (10), Lamachia esteve presente na tradicional feijoada promovida pela advocacia local em comemoração ao Mês da Advocacia.



CIDADE PERDE, EM UM SÓ DIA, RUDINEI DE OLIVEIRA E ARTHUR CALDAS. Anterior

CIDADE PERDE, EM UM SÓ DIA, RUDINEI DE OLIVEIRA E ARTHUR CALDAS.

Rodovias gaúchas recebem melhorias até sábado Próximo

Rodovias gaúchas recebem melhorias até sábado

Deixe seu comentário