SÃO GABRIEL WEATHER

Seduc publica edital retificando prazos para realização do Curso Preparatório, da Prova e das Eleições para direções de escola

Nesta segunda-feira (30), foi publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul a retificação do edital do processo de seleção de diretoras(es) e vice-diretoras(es) das escolas da rede pública estadual.

As novas datas resultam de negociação entre dirigentes de diversas instituições estaduais de ensino e do CPERS, junto à Seduc, devido a problemas com a plataforma onde as etapas obrigatórias do processo seletivo precisam ser executadas.

Para garantir uma seleção justa e igualitária, os prazos de todas estas etapas foram prorrogados. Confira, no quadro, as principais datas.

Processo conturbado

O processo de seleção para direções das escolas estaduais tem sido ponto de debate nas últimas semanas devido a alterações no processo de seleção, aprovadas pela Assembleia Legislativa, em 2023, para cumprir as novas exigências do Fundeb.

Agora, o processo é composto por nove etapas, entre as quais se destaca o Curso Preparatório para a Gestão Escolar; a Prova de Conhecimento Específico; a Formalização da Candidatura através da apresentação de um Plano de Gestão; e a eleição pela Comunidade Escolar.

Porém, além do edital de abertura do processo apresentar prazos extremamente curtos para a realização de todas essas etapas, o sistema de inscrição apresentou inúmeras falhas. Após reuniões entre direções de escolas, o Sindicato e técnicos da Seduc, que comprovaram as dificuldades, os prazos foram alterados.

O CPERS reforça que segue atento e na luta por um processo seletivo que garanta a democracia na gestão das escolas e esteja em sintonia com as reais demandas de quem vive o cotidiano da sala de aula.


Seduc publica edital retificando prazos para realização do Curso Preparatório, da Prova e das Eleições para direções de escola Anterior

Seduc publica edital retificando prazos para realização do Curso Preparatório, da Prova e das Eleições para direções de escola

Próximo

Trabalhadores da educação vão às ruas contra projetos de lei do governo

Deixe seu comentário