SÃO GABRIEL WEATHER

APROVADO PEDIDO DE CPI PARA APURAR CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE RETROESCAVADEIRA.


Foi aprovado, na Sessão desta quinta-feira (13/06), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a contratação de uma empresa que presta serviços de aluguel de retroescavadeira. A denúncia foi apresentada pela vereadora Malu Bragança (PDT). No documento, ela aponta como sócios proprietários da empresa, o ex-prefeito Rossano Gonçalves e a mãe do atual secretário de Administração, Rafael Gonçalves (Silvana Rodrigues Barros).
Segundo a denúncia, a contratação - com dispensa de licitação - aconteceu no período de vigência do decreto de situação de emergência em razão das enchentes no Município. A vereadora levantou suspeitas de violação de normas de contratação pública.
“O ex-prefeito fazia parte da chapa da atual gestão que o contratou, o que agrava ainda mais a suspeita de irregularidades, considerando a possível influência política e favorecimento. Além disso, evidencia-se o parentesco entre o ex-prefeito, o atual Secretário de Administração Rafael Gonçalves, que é seu sobrinho. Além disso, o ex-prefeito é sócio da sua ex-cunhada. Importante mencionar que o telefone cadastrado pela empresa, no contrato firmado com a administração, pertence a Ricardo Gonçalves (irmão do ex-prefeito, ex-marido da sócia-administradora da empresa e pai do atual Secretário de Administração), o que evidencia ainda mais os laços pessoais envolvidos”, alegou a vereadora.
A vereadora destaca que Rossano Gonçalves mantém um vínculo contínuo com o atual prefeito Lucas Menezes, que era seu vice-prefeito e que ambos aparecem seguidamente em eventos políticos e sociais elaborados conjuntamente e apresentados publicamente.
A CPI, apelidada de CPI do Patrolão, teve o voto favorável dos vereadores Malu Bragança (PDT), Elson Teixeira (PDT), Moisés Marques (PDT), Rodrigo Machado (PDT), Jana França (PSB), Carlos Alberto Lanes (PRD) e Kiko Lopes (PRD), com indicação de possíveis irregularidades.
A Comissão Parlamentar de Inquérito terá como objeto determinado: investigar as circunstâncias e a legalidade dos procedimentos de dispensa de licitação; verificar a regularidade e a legalidade dos contratos firmados com demais empresas; apurar o possível favorecimento e conluio entre agentes públicos e o ex-prefeito; esclarecer as relações de parentesco envolvidas; esclarecer a influência do ex-prefeito sobre a Secretaria Municipal da Fazenda; investigar a influência contínua do ex-prefeito na atual administração municipal; examinar o vínculo contínuo entre Rossano Gonçalves e o atual prefeito Lucas Menezes; Investigar os mecanismos de escolha da referida empresa; investigar a relação da situação de emergência para a contratação; investigar a realização do serviço contratado e investigar a diferença de valores entre o capital social da empresa (R$ 60 mil) e o maquinário supostamente pertencente à empresa, para apurar quem são os proprietários da máquina que presta o serviço.
O prazo de duração de uma CPI é de 45 dias, podendo ser prorrogado por igual prazo.

PREFEITO LUCAS MENEZES PARTICIPOU DA SESSÃO
O prefeito Lucas Menezes participou da sessão. Ele entregou todos os contratos realizados no período de situação de emergência e afirmou que os contratos obedecem à legalidade, atendendo os requisitos e obrigações da nova Lei de Licitações. O prefeito afirmou também que enviará cópia desses contratos ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado para análise.


OBRAS DA SÃO GABRIEL SANEAMENTO GERAM MAIS DE 115 POSTOS DE TRABALHO NO MUNICÍPIO Anterior

OBRAS DA SÃO GABRIEL SANEAMENTO GERAM MAIS DE 115 POSTOS DE TRABALHO NO MUNICÍPIO

Próximo

INCRA APROVA PROJETOS PARA REDES DE ÁGUA E OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM ASSENTAMENTOS.

Deixe seu comentário