SÃO GABRIEL WEATHER

PROJETO BUSCA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA EM SÃO GABRIEL.

Foi aprovado no legislativo, na quinta passada, o Projeto de Lei que institui a Política de Maternidade Segura no âmbito do município de São Gabriel, para promover políticas de redução da mortalidade materna. A autoria do projeto é do vereador Márllon Maciel.

O texto justifica a necessidade da política de atenção, com dados de anos anteriores. Em 2022, 19 mulheres em idade fértil vieram a óbito em São Gabriel, sendo 3 grávidas e, em 2023, foram 18 mulheres, 6 delas ainda no período gestacional. O óbito materno é definido como a morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o parto, independentemente da duração da gravidez.

A Política de Maternidade Segura deverá ser multissetorial, para que sua abrangência seja de caráter da saúde, sanitária, educacional, psicológica e publicitária.

O objetivo é promover ações que venham a diminuir esses índices e incluir o município como agente ativo na luta estabelecida pela ONU, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em que o país apresenta números bem acima da meta estabelecida. A matéria agora precisa ser sancionada pelo prefeito municipal para entrar em vigor.



Reaberta consulta pública para construção da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência Anterior

Reaberta consulta pública para construção da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência

ESTRATÉGIA DE COMBATE AO AEDES COM LARVICIDA VIRA POLÍTICA NACIONAL. Próximo

ESTRATÉGIA DE COMBATE AO AEDES COM LARVICIDA VIRA POLÍTICA NACIONAL.

Deixe seu comentário