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SÃO GABRIEL INICIA CADASTRAMENTO PARA O AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO

A Prefeitura de São Gabriel iniciou na terça-feira (21/05), o cadastramento de gabrielenses no auxílio construção. O benefício foi criado para atender as famílias que tiveram casas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul; em São Gabriel, estão sendo cadastrados os moradores dos Bairro Beira Rio, Passo da Lagoa, Baltar, Mato Grosso e Vila Maria, todos localizados em área de inundação do Rio Vacacaí. O auxilio foi criado em medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.O valor do auxílio será pago por família. São Gabriel está entre os 369 municípios gaúchos habilitados a receber, por terem os estados de emergência ou calamidade pública reconhecidos pela Defesa Civil nacional até 15 de maio.Os moradores do Bairro Beira Rio iniciaram o cadastro na terça, na sede da Secretaria; na quarta, no Salão Paroquial, foi a vez da Vila Maria. Nesta quinta, serão os moradores dos bairros Baltar e Mato Grosso. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: RG (com CPF do responsável familiar e dos demais moradores da residência que constitui a família) e conta de água ou luz (no nome do responsável).A operacionalização será feita em três etapas.PREFEITURAS - A primeira depende integralmente das prefeituras dos municípios afetados. Elas precisam enviar ao Governo Federal dados sobre as localidades assoladas pelas enchentes e sobre as famílias desalojadas ou desabrigadas. Para isso, há duas planilhas distintas a serem preenchidas, que podem ser baixadas no site oficial. Essa fase de preenchimento já começou e os dados já podem ser enviados.Depois de preenchidas, essas planilhas deverão ser enviadas de volta ao Governo, no próprio site. Para evitar fraudes, só funcionários habilitados pelos municípios a se conectarem ao sistema 

transfere.Gov

 poderão fazer esse envio. Para tanto, eles deverão acessar o site oficial do Auxílio, usando a mesma senha do 

transfere.Gov.

FAMÍLIAS - A segunda fase será feita pelas famílias. A pessoa identificada pela prefeitura como responsável pela família precisará entrar no site com a senha do 

gov.br

 e confirmar o cadastro. Caso haja erro de cadastro, seja de nome, CPF, endereço, as prefeituras deverão receber os cidadãos para corrigir.Na medida em que forem confirmados pelos responsáveis, os dados serão cruzados com outros cadastros já existentes — como os da Previdência, trabalho e assistência —, para atestar endereços e CPFs. Feita a conferência, o nome do responsável pela família é liberado para receber o pagamento.PAGAMENTO - A terceira e última fase é o pagamento em si. A Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta. As famílias não precisam se preocupar em abrir contas no banco. A CAIXA identificará se o responsável já possui conta, poupança ou corrente, e realizará o crédito automaticamente. Caso o beneficiário não possua conta, a CAIXA se encarregará de abrir uma Poupança Social Digital para receber o Auxílio Reconstrução, que poderá ser movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem.O Governo Federal espera fazer os primeiros pagamentos ainda neste mês. Mas, dadas as muitas dificuldades por que passam os municípios gaúchos, tudo vai depender da velocidade com que os dados forem enviados pelas prefeituras e confirmados pelas famílias.


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